terça-feira, 5 de abril de 2011

O Jogo



(FIBA - Federação Internacional de Basquetebol)
Obs.: A NBA, mantém regras próprias, um pouco diferentes das regras internacionais.

‘Jogos regulamentados pela FIBA’

Geral:
- Cesta é o nome comum que se dá ao encestar (fazer a bola passar por esse aro) e então marcam-se pontos, dependendo do local e das circunstâncias da cesta: se for cesta dentro do garrafão (nome comum dado à Area Restritiva) obtém-se dois pontos, se for fora da linha dos 6,25 metros obtém-se 3 pontos, se for lance livre após uma falta a cesta equivale a 1 ponto.
- As equipes devem fazer pontos sempre do lado oposto (meia-quadra de ataque) e defender a cesta do seu lado (meia-quadra de defesa).
- A defesa tenta impedir a equipe que ataca de fazer cesta, através da marcação, da interceptação de passes ou até mesmo do bloqueio (toco) ao lançamento.
- Contatos físicos mais fortes são punidos como falta.
- Se o jogador fizer cinco faltas terá que ser substituído e não poderá voltar ao jogo.
- A partir da quarta falta coletiva de uma equipe, a equipe adversária tem o direito a lances livres toda a vez que sofrer falta.
- As faltas efetuam-se da seguinte maneira:
Se um jogador faz falta ao atacante e este encesta, os 2 pontos contam-se e esse jogador tem direito a 1 lance livre. (se não acertar os outros jogadores irão tentar apanhar a bola - rebote).
Se a falta for cometida e o atacante não conseguir encestar terá direito a 2 ou 3 lances livres, dependendo do local onde foi cometida a falta.
- O tempo de jogo oficial é de 40 minutos, divididos em quatro períodos iguais de 10 minutos cada. Entre o 2º e 3º períodos, há intervalo de 15 minutos, e invertem-se as quadras de ataque e defesa das equipes; logo, cada equipe defende em dois períodos cada cesta.
- Não há sorteio para definir-se de quem é a posse de bola no começo do jogo: a bola é lançada ao ar por um árbitro, e um jogador de cada equipe (normalmente o mais alto) posiciona-se para saltar e tentar passar a bola a um companheiro. (não é permitido pegar a bola para si, deve-se ser passada para um companheiro).
- Não é permitido sair dos limites da quadra, e nos jogos oficiais também não é permitido que o jogador leve a bola para a quadra de ataque e retorne para a quadra de defesa (retorno).
- Há uma limitação de tempo (24 segundos) para executar uma jogada, e a proibição de que o atleta salte e retorne ao chão (com os 2 pés ao mesmo tempo) com a posse de bola, sem executar lançamento ou passe.
- As faltas são cobradas da lateral de quadra, assim como as demais violações; no entanto, caso uma equipa cometa mais de 4 faltas num período, as faltas do adversário passam a ser cobrados na forma de lance livre: o jogador se posiciona numa linha a 4,60 metros da cesta e lança sem a marcação dos rivais. O lance livre também é cobrado quando um jogador sofre falta no momento em que está tentando encestar (independentemente do número total de faltas da equipa adversário).


Direção:
- Três árbitros:  Têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
- Um marcador e o seu auxiliar: Têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
- O cronometrista: Verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo.
Um operador de vinte e quatro segundos: Controla os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.


Posições:
(Armador): É como o cérebro da equipa. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG.
(Ala e ala/armador): Jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o armador, ou fazer muitas cestas. Em inglês essas posições são conhecidas como small forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG, respectivamente.
(Ala/pivô e Pivô): São, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos. Em inglês essas posições são conhecidas como power forward ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.
- Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.

Regras: (FIBA)
Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
Início do jogo - O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.
Duração do jogo - Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Empate - Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.Exceptuando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.
Resultado - O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
Lançamento livre - Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.
Penalizações de faltas pessoais - Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
- Regras dos segundos
5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
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Bola presa - Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo - Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
Passos ou Infiltração - O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
- Faltas
Faltas pessoais - É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Falta antidesportiva - Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
Falta técnica - Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada uma falta.
Falta da equipe - Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
Número de faltas - Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
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Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

Fundamentos:
- Falando sobre tempo: No 1º,2º e 3º período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos de 1 min. Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos. Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou sem posse de bola. Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa. Após os 8 segundos mencionados acima, você tem 24 segundos para arremessar a bola (zona de ataque). Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.
- Pé-de-pivô: Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.
O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:
Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.
Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
- Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.
- Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: driblar a bola, pegá-la com as mãos e driblá-la novamente; Não pode driblar a bola com ambas as mãos; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.
- Empunhadura geral: É feita com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da bola. Não é correto segurar a bola com as palmas da mão.
- Bandeja: É um arremesso que tem que dar dois passos:o primeiro de equilíbrio e o segundo de distância. Que pode ser feito em movimento com passe ou driblando. Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, a bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente a elevação da bola acima da cabeça.
- Jump: Driblando em direção a cesta e parando numa posição de equilíbrio, flexionando as pernas,saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos e executar o arremesso no momento mais alto do pulo.
- Rebote: É a recuperação da bola após um arremesso não convertido.
- Assistência: Assistência é um passe certeiro que encontra outro companheiro de equipe, livre de marcação, e acaba convertido em cesto. O jogador que faz a assistência é tão importante como o jogador que marca o cesto.
- Enterradas : É movimento que conjuga o salto e a colocação com firmeza da bola diretamente na cesta. O termo utlizado na NBA é "Dunk" que descreve a mesma situação e que é executado de uma forma habilidosa, este movimento é executado normalmente quando o jogador que o executa está isolado.
- Ponte-aérea: É quando um jogador lança a bola diretamente a um de seus parceiros, que pula recebe a bola e finaliza a jogada arremessando a bola antes de tocar o chão. Também pode ser feita com um jogador arremessando a bola na tabela com outro jogador pegando o rebote e finalizando a jogada imediatamente em seguida com arremesso ou enterrada. Está jogada é conhecida como alley-oop na NBA.
- Toco: É um bloqueio brusco ao movimento da bola que foi ou está sendo arremessada a cesta por um adversário.



(Análise dos membros da equipe)

Fundamentos específicos:
- Número de jogadores
- Tempo
- Faltas
- Quantos pontos valem (Pontuação)
- Irregularidades e limitações
- O pé fixo e o andado
- Termos (Infiltração, enterrada, ponte aérea e assistência)
- Como jogar a bola (Como quicar)
- Defesa (Como marcar o adversário)
- Posicionamento


 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Origem do Basquete




Em meados de 1891, houve grandes dificuldades de praticar esportes ao ar livre, pelo rigoroso inverno de Massachussets. Vale ressaltar que, o inverno dificultava as atividades físicas e também desestimulavam os alunos a exercem esportes. Foi aí que o diretor Luther Halsey  Gullick do Colégio Internacional da Associação Cristã de Moços (ACM) mencionou as dificuldades para o professor canadense James Naismith, de 30 anos, onde obtiveram uma solução, ou seja, uma missão em desenvolver um jogo sem violência que incentivasse os alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.

Após algumas reuniões com profissionais de educação física da região, James Naismith pensou em desistir da missão. Mas seu espírito empreendedor foi desenvolvendo as criatividades que impedia da desistência. Analisando bastante, concluiu que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. A preocupação maior era de desenvolver um jogo que não fosse agressivo como o futebol americano para evitar conflitos entre os jogadores, e ter um espírito coletivo. Havia  outro problema a ser verificado com atenção,  sabe-se que se a bola fosse jogada com os pés, as possibilidades de choque ainda existiriam, Naismith decidiu que o jogo deveria ser jogado com as mãos.
O  maior avanço que o professor buscava era desenvolver um alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou pela primeira vez colocá-lo no chão, mas já havia outros jogos com esse objetivo, como o hóquei e o futebol. Em seguida surgiram outras idéias, o alvo deveria ficar a 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. As regras descritas por James Naismith estavam tão claras em sua cabeça que foram colocadas no papel em menos de uma hora. Logo depois levou as regras para o ginásio e comunicou aos alunos que havia um novo jogo e instruiu as equipes.
Sabe-se  apenas que o primeiro jogo foi realizado em  dezembro de 1891, pouco antes do natal. Como esperado o primeiro jogo foi uma experiência nova para os alunos, vale ressaltar que os mesmos obtiveram várias faltas no decorrer do jogo, que eram punidas colocando-se seu autor na linha lateral da quadra até que a próxima cesta fosse feita.
Enfim, Naismith não imaginava a extensão do sucesso que obtive pelo esporte que construiu, seu momento de glória veio quando o basquete foi incluído nos jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Atualmente, o esporte é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países.

Obs.:
- A cesta: Encontrando o zelador do colégio, Naismith perguntou se ele não dispunha de duas caixas com abertura de cerca de 8 polegadas quadradas (45,72 cm). O zelador foi ao depósito e voltou trazendo dois velhos cestos de pêssego. Com um martelo e alguns pregos, Naismith prendeu os cestos na parte superior de duas pilastras, que ele pensava ter mais de 3,0m, uma em cada lado do ginásio. Mediu a altura. Exatos 3,05m, altura esta que permanece até hoje.
- A primeira bola de basquete: Foi feita pela A.C. spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) em 1891.
- Cestas sem fundo: As primeiras cestas sem fundo foram desenhadas por Lew Allen, de connecticut, em 1892, e consistiam em cilindros de madeira com bordas de metal.
Tema: Basquete

Título: Perfil e tratamentos para melhor desempenho do jogador diante a partida.

Objetivo: Compreender como é jogado este esporte analisando a biomecânica e o gasto energético e possibilitando ao jogador melhor preparo com recursos fisioterapeuticos diante lesões.

Objetivo específico: Analisar e descrever estruturas osteomioarticulares, explicar alimentação apropriada e falar da melhor qualidade de vida e bem estar direcionado a pessoas que praticam exercícios.