quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lesões





As incidências de lesões no basquete


As lesões podem ser consideradas como a principal razão de afastamento de atletas em suas atividades esportivas. Esse afastamento vem trazendo consequências no desempenho físico e também ocasionando problemas psicológicos, pois a recuperação a esses traumas é de modalidade demorada e pode acarretar grandes prejuízos para o atleta e também a equipe.

As lesões acabam acontecendo em momentos importantes de sua carreira, onde os atletas deixam de participar de campeonatos e seleções olímpicas, muitas das vezes é necessário o abandono de suas atividades no esporte. Vale também mencionar que essas lesões afetam grandemente a parte psicológica, deixando o esportista sem ânimo para voltar as suas atividades.  

Estudos mostram que os membros inferiores são os mais afetados no basquetebol. Constataram que as lesões no tornozelo foram as mais freqüentes conforme artigo, as porcentagens foram 55% das lesões são entorse de tornozelo, outra parte do corpo que vem tendo grande acesso as lesões é o joelho com porcentagens de 12%. Pode-se afirmar que os membros inferiores recebem a maior sobrecarga devido aos constantes deslocamento e saltos.

Segundo BUCETA (1996), as lesões podem afetar qualquer parte do corpo, observando-se uma vulnerabilidade especifica segundo o tipo de movimento corporal exigido para a atividade esportiva que é praticada. Segundo esse autor as lesões podem ser classificadas em cinco modalidades diferentes:

  1. Lesões leves: requerem atenção ou tratamento, mas sem interromper a atividade do esportista;
  2. Lesões moderadas: requerem tratamento e limitam a participação do atleta em sua atividade;
  3.  Lesões graves: implicam em uma interrupção prolongada da atividade, com hospitalizações freqüentes e intervenções cirúrgicas;
  4. Lesões graves que levam a um grande prejuízo: impede os esportistas de recuperar seu nível de rendimento ou funcionamento prévio, obrigando-o a modificar sua forma de praticar esporte, sendo necessário mudar de atividade, e quase sempre, fazer um trabalho de recuperação permanente;
  5. Lesões graves que provocam inatividade permanente: impedem os esportistas de voltarem a praticar atividades com a mesma intensidade que era praticada antes, tendo que fazer reajustes drásticos em sua forma de vida.
João Monteiro Neto


The book of human body
Parker, STEVE.


Fraturas

As fraturas variam desde uma rachadura mínima da superfície do osso, podendo haver uma divisão parcial do osso e até uma quebra total. Fraturas podem ser causadas por um impacto repentino, por compressão ou por tensão repetitiva. Uma fratura deslocada ocorre quando as superfícies quebradas do osso são forçadas a sair das suas posições normais.

Fratura Cominutiva; Quando osso é estilhaçado
Fratura em Galho Verde; Quando osso é dividido
Fratura Transversal; Quando osso é rachado
Fratura Espiral; Quando osso é denteado

O osso é um tecido ativo com extenso suprimento sanguíneo e seu próprio processo de restauração.




Distúrbios Articulares


Se uma articulação é forçada além da sua amplitude normal, os ligamentos normalmente capazes de evitar o movimento excessivo podem ser tensionados ou rompidos. 


Ligamentos são faixas fortes e flexíveis de tecidos fibroso, unindo as estremidades ósseas em torno de uma articulação. Se os ossos de uma articulação são forçados a se afastarem demais, frequentemente como resultado de um movimento repentino, inesperado ou violento, as fibras dos ligamentos podem se hiperestender ou romper.




Distúrbios Musculares e Tendíneos

Lesões de músculo e suas ligações tendíneas usualmente são resultado de esforço físico durante atividades diárias, ou de movimentos repentinos de puxar ou girar, como os que ocorrem em esportes ou acidentes, ações repetitivas, como as decorrentes do trabalho, também podem lesar músculos e tendões com o passar do tempo. Vários distúrbios musculares raros podem ser responsáveis por fraqueza muscular e degeneração progressiva. Uma lesão branda resultante de um músculo excessivamente esticado é denominada distensão; lesão mais grava é um rompimento. Distensão muscular é o termo usado para uma quantidade moderada de lesões de tecidos moles afetando fibras musculares, usualmente causada por movimentos fortes repentinos.





- Tratamentos para intercorrências direcionadas a lesões em jogadores de basquete. (Joelho e Tornozelo)


Inflamação aguda em primeiras 72 horas é de nível médico com base fisioterapêutica no quesito termoterapia, sendo mas comum a utilização de métodos crioterápicos.


Ação do fisioterapeuta:


(Pé)


Manipulação (Talo-crural e Cubóide)
Mobilização (Cubóide, Navicular, Metatarsos ou Raios do pé, Falanges, Fíbula, Subtalar, Calcâneo...)


(Joelho)


Rolamento e Deslizamento (para ganho de Flexão e Extensão)
Deslizamento (para ganho de Rotações)
Liberações (Ex.: Poplíteo, Lateralização do joelho e Meniscos)
Mobilização (Ex.: Patelar)




- Curiosidade:
A grande maioria dos casos vistos em jogadores de basquete são entorses.




Obs.: As técnicas fisioterapêuticas foram tiradas do curso de Terapia Manual, ministrada pelo Dr. Fleury Jr..

Nenhum comentário:

Postar um comentário